terça-feira, fevereiro 14

Sindrome de Celebridade - Egocentrismo

Direto do Blog da Cristiane Cardoso, uma mensagem importante pra quem acha que é o "sol" do mundo, ou que o mundo gira em "torno do seu umbigo"

Um perfeito exemplo de alguém que se achava como o sol foi Saul(Pra quem não sabe quem é Saul, assista Rei Davi as terças e quintas 11h, na Record). Enquanto ganhava com a existência de Davi, não se importava tanto com ele. Tirou Davi da casa de seus pais e de suas ovelhas só para ficar exclusivamente tocando harpa para ele. Quando Golias apareceu, e Davi foi o único que teve coragem de lutar contra o gigante, Saul permitiu porque não tinha nada a perder. Mas assim que Davi chamou mais atenção do que o rei, e a luz já não brilhava tanto para o lado de Saul, ele o odiou.
Esse é o problema das pessoas que se acham o centro das atenções. Elas não aceitam sair dali. Elas requerem respeito, mas não o dão. Se você quiser fazer um favor a elas, será muito bem-vindo; agora, não peça nada de volta. Aliás, não peça nada a quem se acha, porque provavelmente vai receber um não.
Muitas pessoas nessa situação têm dificuldades de encontrar a Deus, pois a primeira coisa que temos que despojar para isso é justamente o nosso ego. Elas não querem se expor e fazem suas regrinhas pessoais de como Deus deve agir em suas vidas. Um exemplo clássico é na hora de ir lá na frente do altar. Elas sabem que o pastor está falando com elas, mas não vão de jeito nenhum. Em suas cabeças, dizem: ‘Deus sabe do meu coração, eu não preciso dizer para todo o mundo que estou nessa condição’. E sabe o que acontece após a oração? Nada.
Não é assim com as celebridades, que infelizmente devido ao rumo em que vivem, se importam demasiadamente com o que pensam de si? Vivem morrendo de vontade de ser fotografadas por um paparazzi só para sair numa revista ou num programa de televisão. Algumas até pagam para isso. Querem aparecer porque se acham dignas do holofote. Agora, se os paparazzis tiram uma foto que as desagradam, aí é uma outra história. Elas os odeiam.

Você não é o Sol:

Egocentrismo - é a característica que define as personalidades que consideram que tudo gira ao seu redor.
Normalmente quando tudo começa a dar errado para você, a primeira coisa que se pensa é em você. Porque as coisas estão acontecendo com você. Você não merece. Você fez tanto por fulano. Você já era para estar lá na frente. Enfim… Você, você e você. É tudo que se pensa, é tudo o que importa.
Esse é o problema de muitas pessoas que vivem olhando para os seus problemas em vez de olhar para si mesmas e enxergar que estão sendo egocêntricas.
Isso normalmente leva a pessoa a ter vários outros problemas, principalmente no que diz respeito a sua vida amorosa. A pessoa egoísta, que só pensa em si mesma, é extremamente difícil de se relacionar. Ela quer que as coisas estejam do jeito dela, que as pessoas mudem para ela e que todos os seus erros não chegam aos pés dos erros dos outros. Ela é intolerante com os erros dos outros, vive criticando tudo e todos e, pior, não tem o mínimo de consideração com qualquer outra pessoa que não seja ela mesma; mas, obviamente, espera consideração dos outros.
Ora, como é que uma pessoa assim pode ser feliz, se ela mesma não faz ninguém feliz?
Tudo que nós queremos na vida temos que dar primeiro. Não tem outra solução. Se você quer ser feliz, tem que fazer outros felizes. Se você quer ser amada, tem que amar aos outros. Se você quer ser respeitada, tem que respeitar os outros. Se você quer ser admirada, tem que admirar os outros.
Lembro-me de uma colega que vivia reclamando que as pessoas no trabalho dela não a consideravam. “Elas fofocam em panelinhas!” Mas, ao mesmo tempo em que ela fazia esses comentários, eu me perguntava que tipo de amiga ela estava sendo para com essas pessoas. Quando ajudamos as pessoas, não há como elas nos tratarem assim. Pelo contrário, elas começam a nos amar de verdade, pois o que damos a elas não precisávamos dar – é muito difícil odiar alguém que tanto nos faz bem.
Arrebentou!

Um comentário:

  1. oii querida, axei seu blog pelas minhas pesquisas pelo google, rs Já estou te seguindo!!
    Dá uma passadinha no SM tbm.
    http://sermulheer.blogspot.com
    bjs

    ResponderExcluir

Comente e deixe seu link que retribuo a visita ao seu blog. Perguntas? Responderei com muita satisfação e carinho! Sugestões? Fique a vontade! Mil beijos♥!